História

O Centro de Engenheiros de Joinville – CEJ foi fundado em 11 de dezembro de 1954, nasceu graças a um grupo de 14 profissionais que já atuavam na cidade e tiveram a sensibilidade de se agrupar, para que com a soma de suas habilidades profissionais colaborassem para o desenvolvimento de Joinville e região.

Desde o início, a maior preocupação dos colegas que freqüentavam a entidade era pela valorização dos profissionais, pois já sabiam que sem uma representação forte, a construção da cidade iria privilegiar o poder econômico.

A partir da década de 80, em uma das alterações estatutárias, foram incorporados de direito os colegas arquitetos, alterando para Centro de Engenheiros e Arquitetos de Joinville.

Dentro das principais realizações do CEAJ, destaca-se a sua participação na criação da Faculdade de Engenharia de Joinville em 1956 e na fundação do CREA-SC em 1958, esta última resultou no reconhecimento pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – CONFEA, como uma das quatro entidades de Santa Catarina precursoras do Sistema Confea/Crea.

O CEAJ é uma entidade sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública estadual conforme Lei no 3.101, de 18 de setembro de 1962 e também de utilidade pública municipal, conforme Lei Ordinária no 5328/2005 de 17 de outubro de 2005.

FUNDADORES

Engº Carlos Guillén
Engº Eny Alves Neves
Engº Ernani de Abreu Santa Rita
Engº Fernando Perligeiro Lovisi
Engº Guilherme de Miranda Franco
Engº Humberto Machado
Engº Lourival Torrens Malschitzky
Engº Luiz Carlos de Oliveira Borges
Engº Mário Luiz Garcia
Engº Oskar Herbert Gerstner
Engº Pedro Hugo Petry
Engº Raul Schmidt
Engº Renato Martins Guedes Pinto
Engº Mário Eugênio Boehm

DIRETORIA PROVISÓRIA (1954)

Engº Fernando Perligeiro Lovisi – Presidente
Engº Pedro Hugo Petry – Secretário
Engº Eny Alves Neves – Tesoureiro
Engº Renato Martins Guedes Pinto – Bibliotecário

Publicidade