O Centro de Engenheiros de Joinville – CEJ foi fundado em 11 de dezembro de 1954, nasceu graças a um grupo de 14 profissionais que já atuavam na cidade e tiveram a sensibilidade de se agrupar, para que com a soma de suas habilidades profissionais colaborassem para o desenvolvimento de Joinville e região.
Desde o início, a maior preocupação dos colegas que freqüentavam a entidade era pela valorização dos profissionais, pois já sabiam que sem uma representação forte, a construção da cidade iria privilegiar o poder econômico.
A partir da década de 80, em uma das alterações estatutárias, foram incorporados de direito os colegas arquitetos, alterando para Centro de Engenheiros e Arquitetos de Joinville.
Dentro das principais realizações do CEAJ, destaca-se a sua participação na criação da Faculdade de Engenharia de Joinville em 1956 e na fundação do CREA-SC em 1958, esta última resultou no reconhecimento pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – CONFEA, como uma das quatro entidades de Santa Catarina precursoras do Sistema Confea/Crea.
O CEAJ é uma entidade sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública estadual conforme Lei no 3.101, de 18 de setembro de 1962 e também de utilidade pública municipal, conforme Lei Ordinária no 5328/2005 de 17 de outubro de 2005.

Vocação, Missão e Visão
Vocação
Representar e valorizar os profissionais nos Conselhos Federais e Regionais, junto às Prefeituras, Instituições de Ensino Tecnológico e Comunidade.
Missão
Representar e valorizar os profissionais de Joinville e Região nos Conselhos Federais e Regionais, junto às Prefeituras, Instituições de Ensino Tecnológico e Comunidade, promovendo a profissão, o seu exercício e o aprimoramento profissional, além de buscar assegurar seus direitos e interesses.
Visão
Ser referência para os profissionais pela sua representatividade e valorização, reconhecida nos Conselhos Federais e Regionais, junto às Prefeituras, Instituições de Ensino Tecnológico e Comunidade.
Princípios e Valores
- Comprometimento com nossos profissionais e sua valorização com o benefício à comunidade nos Conselhos Federais e Regionais, junto às Prefeituras, Instituições de Ensino Tecnológico;
- Eficiência e Eficácia;
- Responsabilidade Ética, Sócio-Ambiental e de inclusão social;
- Gestão Participativa, Democrática, Transparente e Inovadora;
- Confiança e Respeito nas Relações;
- Fortalecimento do Associativismo;
- Atuação de Acordo com Normas, Políticas e Legislação Instituídas;
- Posicionamento Suprapartidário Defendendo a Livre Iniciativa;
- Fortalecimento da Atuação nas Políticas Públicas.
Alguns Esclarecimentos
Representar e Representatividade significam:
- Ter representantes (conselheiros) no plenário do CREA-SC;
- Inserir representantes nos conselhos da sociedade (Ex.: Conselho da Cidade, Instituto Joinville), assim como nas prefeituras, instituições de ensino tecnológico e na comunidade;
Valorizar significa:
- Promover o desenvolvimento profissional;
- Realizar e divulgar a fiscalização do exercício profissional (legislação, anotação nas ART’s e combate ao exercício ilegal da profissão).
- Valorizar o CEAJ como entidade precursora (reconhecida como uma das quatro entidades que contribuíramna fundação do CREA em SC) no Sistema CONFEA/CREA, dando direito de acesso direto ao Conselho Federal;
- Defender os diretos e interesses dos profissionais junto ao Sistema CONFEA/CREA e à comunidade.
Profissionais significam:
- Engenheiras, engenheiros e arquitetas, arquitetos da área de atuação do CEAJ que compreendem Joinville e região, ou seja, as cidades de Joinville, Araquari, São Francisco do Sul, Barra do Sul, Garuva e Itapoá.
Fundadores
- Engº Carlos Guillén
- Engº Eny Alves Neves
- Engº Ernani de Abreu Santa Rita
- Engº Fernando Perligeiro Lovisi
- Engº Guilherme de Miranda Franco
- Engº Humberto Machado
- Engº Lourival Torrens Malschitzky
- Engº Luiz Carlos de Oliveira Borges Engº
- Mário Luiz Garcia
- Engº Oskar Herbert Gerstner
- Engº Pedro Hugo Petry
- Engº Raul Schmidt
- Engº Renato Martins Guedes Pinto
- Engº Mário Eugênio Boehm
Diretoria Provisória (1954)
- Engº Fernando Perligeiro Lovisi – Presidente
- Engº Pedro Hugo Petry – Secretário
- Engº Eny Alves Neves – Tesoureiro
- Engº Renato Martins Guedes Pinto – Bibliotecário