Sobre

O Centro de Engenheiros de Joinville – CEJ foi fundado em 11 de dezembro de 1954, nasceu graças a um grupo de 14 profissionais que já atuavam na cidade e tiveram a sensibilidade de se agrupar, para que com a soma de suas habilidades profissionais colaborassem para o desenvolvimento de Joinville e região.

Desde o início, a maior preocupação dos colegas que freqüentavam a entidade era pela valorização dos profissionais, pois já sabiam que sem uma representação forte, a construção da cidade iria privilegiar o poder econômico.

A partir da década de 80, em uma das alterações estatutárias, foram incorporados de direito os colegas arquitetos, alterando para Centro de Engenheiros e Arquitetos de Joinville.

Dentro das principais realizações do CEAJ, destaca-se a sua participação na criação da Faculdade de Engenharia de Joinville em 1956 e na fundação do CREA-SC em 1958, esta última resultou no reconhecimento pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – CONFEA, como uma das quatro entidades de Santa Catarina precursoras do Sistema Confea/Crea.

O CEAJ é uma entidade sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública estadual conforme Lei no 3.101, de 18 de setembro de 1962 e também de utilidade pública municipal, conforme Lei Ordinária no 5328/2005 de 17 de outubro de 2005.

Vocação, Missão e Visão

Vocação

Representar e valorizar os profissionais nos Conselhos Federais e Regionais, junto às Prefeituras, Instituições de Ensino Tecnológico e Comunidade.

Missão

Representar e valorizar os profissionais de Joinville e Região nos Conselhos Federais e Regionais, junto às Prefeituras, Instituições de Ensino Tecnológico e Comunidade, promovendo a profissão, o seu exercício e o aprimoramento profissional, além de buscar assegurar seus direitos e interesses.

Visão

Ser referência para os profissionais pela sua representatividade e valorização, reconhecida nos Conselhos Federais e Regionais, junto às Prefeituras, Instituições de Ensino Tecnológico e Comunidade.

Princípios e Valores

Alguns Esclarecimentos

Representar e Representatividade significam:

Valorizar significa:

Profissionais significam:

Fundadores

Diretoria Provisória (1954)